.::  Biografia Wintersun


Parte 1 - Ensiferum

O finlandês Jari Mäenpää começou a se interessar por música logo cedo, fã de bandas como Metallica, KISS, Skid Row, Pantera, Wasp, Yngwie Malmsteen, entre outras, logo tomou gosto pela música e aprendeu a tocar teclado. Mas sua carreira musical pode se dizer que começou depois que Jari conheceu o guitarrista Oliver Fokin, isso no ano de 1995, os dois se tornaram grandes amigos e Oliver e o Metallica (James Hetfield) inspiraram Jari a aprender tocar guitarra e nessa época ele também começou a cantar recebendo muitas reclamações dos vizinhos, pois cantava muito mal e ficava gritando o dia inteiro.

Jari Mäenpää e Oliver Fokin no Ensiferum

Em 1996 os dois formaram uma banda o IMMEMORIAL  e começaram a compor algumas músicas, mesmo não planejando fazer muito sucesso gravaram uma pequena demo com 5 músicas, A Chance to Live Again, Fading Miracles, Fly into the Sky, Sadness and Hate (Que no futuro entraria para o álbum do Wintersun) e When the Rain Ends.

Também 1996 Jari deixou meio que de lado o IMMEMORIAL e entrou para o grupo ENSIFERUM como vocalista e guitarrista, banda essa que também estava começando naquele mesmo ano e era um trio que tinha a idéia de fazer um som na linha do Melodic Death Metal misturado com elementos do Folk Escandinavo, batizado mais tarde de Heroic Folk Metal com composições inspiradas pelo KALEVALA (Poema Épico Finlandês que é a junção de várias canções populares finlandesas em uma única obra publicada em 1835) o trio já contava com os membros Markus Toivonen (guitarrista e fundador do Ensiferum), Kimmo Miettinen (bateria) e Sauli Savolainen no (baixo). A entrada de Jari para banda foi muito importante, pois ele acabou reformulando o som do ENSIFERUM, mas a palavra final na banda era sempre do líder Markus e isso fez com que Jari deixasse algumas de suas idéias de lado até aquele momento.

 Já em 1997 Jari teve que servir ao Exército e dividia o seu tempo nos afazeres do serviço militar e o restante praticando guitarra, escrevendo letras e sempre pensando em música. Assim que saiu do exército retornou aos seus trabalhos no ENSIFERUM e gravaram uma pequena demo com 3 músicas mas Kimmo Miettinen decidiu se juntar a banda de Black Metal ARTHEMESIA, e Sauli Savolainen estava concentrado em seus trabalhos e estudos, nesse ano também Oliver Fokin o amigo Jari que estava tocando bateria no ArthemesiA, havia saído da banda há pouco tempo e acabou entrando para o ENSIFERUM.

 Em 1998 o baterista Kimmo Miettinen começou a montar um projeto próprio intitulado de LOST ALONE aonde Jari compôs a letra, toda linhas de guitarra e teclado e cuidou dos vocais da música MEMORY (Essa música pode ser baixada gratuita neste link http://www.mikseri.net/artists/lostalone.52420.php )

 Durantes os anos seguinte todos os membros do ENSIFERUM tiveram uma evolução musical monstruosa, Jukka-Pekka Miettinen de apenas 14 anos entrou para banda assumindo o posto de baixista, assim em novembro de 2000 já com um contrato com a gravadora finlandesa Spinefarm Records e com a presença de participações de convidados ilustres como a do tecladista Trollhorn (Moonsorrow/Finntroll), que cuidou de todas as linhas de teclados, gravaram o primeiro álbum de estúdio que foi lançado apenas em julho de 2001, um álbum magnífico, batizado com o próprio nome da banda "Ensiferum", a qualidade das músicas era surpreendente e Jari tinha conseguido um estilo único de cantar com vocais rasgados misturado com vocais limpos, e também de tocar fazendo riffs marcantes desde da linha do black/death para o power metal, solos virtuosos e muita melodia folk, isso fez com que a banda tivesse uma boa repercussão.  Jari compôs todas as faixas menos a “Goblins' Dance” composta por Valtias Mustatuuli (Arthemesia).

Ensiferum

Nesse mesmo ano Jari participou das gravações do primeiro álbum de estúdio dos finlandeses do ARTHEMESIA (Devs Iratvs, 2001), além de cantar em algumas faixas com vocais limpos, ele compôs 3 canções e cuidou de toda as orquestrações e melodias das faixas The Breeze of Grief, Lifemocker e Celebration of the Heaven Lost.  Jari nessa banda era conhecido como ARBAAL.

 Em 2002 Jari foi convidado a participar das gravações do 2º álbum da banda finlandesa CADACROSS (Corona Borealis, 2002), junto com o Kimmo Miettinen (Bateria) e com o Jukka-Pekka Miettinen (Baixo), Jari gravou os solos da música "Bring Out Your Dead”.

 O Ensiferum também nesse ano começa a fazer algumas apresentações pela Finlândia e um dos shows mais importantes foi o lado do Moonsorrow no festival Tuska Open Air que contou com a presença de grandes bandas como Sentenced, Nightwish, Marduk, Bruce Dickinson entre outras.

 No ano de 2003 Jari foi internado por causa da tuberculose, que segundo ele pegou essa doença no Exército, mas infelizmente só foi descobrir quando a doença já estava em um estágio muito avançado, e por causa disso teve que se submeter há uma cirurgia no pulmão. Isso fez com que Jari se afastasse um pouco das gravações do 2º álbum do Ensiferum  intitulado de IRON que foi gravado na Dinamarca entre julho e dezembro de 2003.

...Continua

ver Biografia: Parte 2 - Wintersun